SI
SI
discoversearch

We've detected that you're using an ad content blocking browser plug-in or feature. Ads provide a critical source of revenue to the continued operation of Silicon Investor.  We ask that you disable ad blocking while on Silicon Investor in the best interests of our community.  If you are not using an ad blocker but are still receiving this message, make sure your browser's tracking protection is set to the 'standard' level.
Gold/Mining/Energy : Verde Agritech
NPK.TO 1.470-7.5%Jan 30 9:30 AM EST

 Public ReplyPrvt ReplyMark as Last ReadFilePrevious 10Next 10PreviousNext  
From: andre dallaire1/17/2012 12:44:51 AM
1 Recommendation  Read Replies (1) of 16605
 

globo.com
  • notícias
  • esportes
  • entretenimento
  • vídeos
  • e-mail
  • Globomail Pro
  • Globomail Free
  • Criar um e-mail
  • central globo.com
  • assine já
  • todos os sites

    any idea Agrônomos pesquisam uso pó de rocha como adubo, em Jataí (GO) Resultado nas lavouras de soja no sudoeste goiano surpreende produtores.
    Manejo sustentável do minério diminiu os custos de produção.


    Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera





    3 comentários











    Pouco utilizado no país como fonte de nutrientes para o solo na agricultura, o pó de rocha tem chamado a atenção de produtores em Jataí, no sudoeste goiano. O minério pode ser usado como um fertilizante orgânico e oferece uma alternativa mais barata aos produtores.

    Além de ter um manejo sutentável e diminuir os custos de produção, o uso do mineral aumenta a produtividade das lavouras. Em uma fazenda de município, a lavoura de soja teve um bom desempenho e as plantas estão carregadas de vagem.


    saiba mais
    "Para a cultura da soja, nós chegamos a resultados superiores aos com adubação. Chegamos a oito sacas a mais", comemora a agrônoma Cláudia Gorgem.

    Em Jataí, os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa) fazem testes com o pó de rocha em pequenas áreas nas lavouras de soja. A matéria prima é encontrada na própria região, com resultados positivos.

    "Nós estamos fazendo uma busca de rochas regionais que possam ser usadas na agricultura. E aqui nós temos um grupo razoável delas, que podem diminuir bastante os insumos tradicionais", explica o pesquisador Eder de Souza Martins, da Embrapa.

    Nutrientes
    Ainda segundo os pesquisadores, o produto fornece nutrientes como cálcio, fósforo e potássio, que ajudam na recuperação do solo. A aplicação é simples, em processo semelhante ao de calcário.

    A técnica vem sendo repassada aos agricultores através de palestras em dias de campo. Mais de 50 produtores rurais, de várias regiões de Goiás e até de outros estados, assistiram às demonstrações no campo. Os pesquisadores da Embrapa, mostraram as vantagens do uso de pó de rocha na agricultura.

    A Embrapa Cerrados coordena há quase dez anos a Rede Agrirocha, formada por cerca de 100 pesquisadores em todo o país, que avaliam o potencial das diferentes rochas brasileiras como fontes de nutrientes para a agricultura.

    O agricultor Eduardo Martins produz cana e eucalipto em Minas Gerais. Há quatro anos ele utiliza o pó de rocha nas plantações e está satisfeito com a produdutividade. Mas acompanha de perto as pesquisas, na busca por resultados ainda melhores.
    Report TOU ViolationShare This Post
     Public ReplyPrvt ReplyMark as Last ReadFilePrevious 10Next 10PreviousNext