"This tragedy was the 9/11 for the mining industry in Brazil".
After the Brazilian mining company Samarco (jointly owend by BHP and Vale) having its mining license suspended after two dams it used to hold waste water from iron ore collapsed, the Brazilian mining executives are very pessimistic about the industry's future in Brazil:
"The envronmental licensing process will be more time consuming"
"Everything will be harder and more expensive in the country"
"This disaster will contribute to intensify opposition from society to current and new mining projects"
Tragédia vai encarecer projetos no Brasil, afirmam executivos do setor
Por Ivo Ribeiro
valor.com.br
Menos de uma semana do fato ocorrido, o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco já faz também estragos no futuro da mineração no país. A avaliação é de executivos de companhias e especialistas das áreas de engenharia de projetos e ambiental ouvidos pelo Valor. "Tudo vai ficar mais difícil e mais caro de se fazer no país", disse Titto Martins, presidente da Votorantim Metais, durante o "Fórum Brasil Mineral -Personalidades do Ano do Setor", realizado pela revista "Brasil Mineral", em São Paulo.
Na avaliação de executivos presentes ao evento, os processos de licenciamento ambiental vão ser mais demorados, além do aumento das exigências de órgãos responsáveis para aprovar a concessão de uma mina e sua operação. A perplexidade era unânime diante da tragédia de Mariana (MG), onde ficava a barragem Fundão, de rejeitos, e a de Santarém, de água, que se romperam na tarde de quinta-feira. Mais pelo fato de a Samarco ter até então o selo de empresa de referência no setor, tanto na adoção de medidas de segurança das suas operações quanto de envolvimento com as comunidades do entorno.
A dimensão do rompimento - arrasando vilas vizinhas, matando várias pessoas, deixando mais de 20 desaparecidas e mais de 500 desabrigadas - levantou uma nuvem escura de preocupação para os executivos do setor. Na visão deles, a sociedade e ambientalistas brasileiros, que já olhavam a atividade de mineração com muita desconfiança, tendem agora a impor mais barreiras para o setor. Com isso, a expectativa é de afastamento de investimentos no país. Alegaram que, apesar de quererem o produto oriundo da atividade -minerais para fazer aço, cimento, ouro, metais diversos, como alumínio, todos presentes no dia a dia das pessoas -, no fim de tudo vão preponderar os efeitos da tragédia, visto como como grave, de grande dimensão e inaceitável. Fundão, com mais de 40 anos de operação, era a maior barragem de rejeitos do mundo e passava por obras de expansão da capacidade de depósito de material inerte da produção da Samarco. Talvez, tivesse sido a hora de a empresa avaliar que tinha chegado a hora de desativá-la pelo seu tempo de vida e tamanho, com possibilidades de riscos de acidente. O desastre na barragem da Samarco, que tinha aval de operação de órgãos responsáveis de Minas Gerais e federal (DNPM), vai contribuir para recrudescer a oposição da sociedade a atuais e novos projetos de mineração, disse o diretor de uma grande companhia que atua na exploração de jazidas. "Como as pessoas e o setor público vão encarar o setor", acrescentou Martins. Para ele, a tragédia de Mariana foi o "11 de setembro" para o setor no país, em referência ao ataque de 2001 às torres do World Trade Center.
Aarão Portugal, diretor de assuntos estratégicos da Amarillo Gold, disse que já prevê impactos no projeto de uma mina que a empresa instala no país. Ele cita exigências adicionais e atraso na concessão de licenciamento do projeto em Goiás, com investimento previsto de US$ 180 milhões. "O custo para a mineração será bem maior no país a partir desse acidente da Samarco, que tinha padrões de controle de alto nível", afirmou. Só veio se somar ao cenário de baixos preços das commodities minerais e metálicas no mercado internacional.
Por outro lado, disseram outros executivos, existe muita ineficiência nos órgãos de licenciamento ambiental nos Estados, com despreparo de pessoas responsáveis e muita carência de técnicos.
|